maio 31, 2006

Não consigo bater em ceguinhos, nem em velhos, é um handicap que tenho...
Eu até ia desancar no desgraçado do velhote, mas ao analisar a preponderante alusão a factos passados há muito tempo, decidi fazer uma pesquisa sobre as alterações comportamentais no idoso, que explicam algumas atitudes. Como tal, é preciso perdoar e induzi-lo a tratamento urgente.
A memória é dividida em três componentes: a imediata , a intermediária e a remota. A imediata diz respeito a factos recentes próximos (de horas e poucos dias). A intermediária diz respeito a factos de semanas e meses e a remota se refere a factos antigos, do passado.
Há uma tendência a se ter dificuldade em reter factos recentes com prejuízo das memórias imediata e intermediária na 3ª idade. Por outro lado, a recordação de factos antigos permanece intacta. Esta situação é considerada normal. O esquecimento de factos recentes não é considerado uma doença e sim um facto absolutamente normal para a idade sendo denominado "lapso de memória".
A libido é o desejo sexual e recebe influência de factores orgânicos bem conhecidos e também de factores psicológicos através de mecanismos pouco conhecidos. A diminuição da libido no homem em geral se acompanha da impotência.
A terceira idade por si só não é um factor que provoca a diminuição da libido e os mesmos factores que atuam sobre a impotência e também agem sobre a libido.
Considero este, um caso paradigmático da galopante insanidade, que se vai abatendo sobre o género humano em geral e o sexo masculino em particular, com o avançar da idade.
Em alguns indivíduos, tal é mais notório do que nos restantes; sendo nalguns casos, mero fruto do avançar da idade, ou de doenças como o Alzheimer, noutros porém, é causado por um transtorno bipolar, que os faz oscilar entre a fase maníaca e a fase depressiva, sendo nalguns indivíduos mais preponderante uma das duas, neste caso como podem verificar a preponderância é da fase maníaca.

Fase maníaca

O estado de humor está elevado podendo isso significar uma alegria contagiante ou uma irritação agressiva. Junto a essa elevação encontram-se alguns outros sintomas como elevação da auto-estima, sentimentos de grandiosidade podendo chegar a manifestação delirante de grandeza considerando-se uma pessoa especial, dotada de poderes e capacidades únicas como telepáticas por exemplo. O paciente apresenta uma forte pressão para falar ininterruptamente, as ideias correm rapidamente a ponto de não concluir o que começou e ficar sempre emendando uma ideia não concluída em outra sucessivamente: a isto denominamos fuga-de-ideias.. O paciente apresenta uma elevação da percepção de estímulos externos levando-o a distrair-se constantemente com pequenos ou insignificantes acontecimentos alheios à conversa em andamento. Aumento do interesse sexual figurativo. Perda da consciência a respeito de sua própria condição patológica, tornando-se uma pessoa socialmente inconveniente ou insuportável. Envolvimento em actividades potencialmente perigosas sem manifestar preocupação com isso. Podem surgir sintomas psicóticos típicos da esquizofrenia o que não significa uma mudança de diagnóstico, mas mostra um quadro mais grave quando isso acontece.

Exemplo de como um paciente se sente
...Ele se sente bem, realmente bem..., na verdade quase invencível. Ele se sente como não tendo limites para suas capacidades e energia. Ele está cheio de ideias, planos, conquistas e se sentiria muito frustrado se a incapacidade dos outros não o deixasse ir além. Ele mal consegue acabar de expressar uma ideia e já está falando de outra numa lista interminável de novos assuntos, ou mesmo sobre o mesmo assunto. Em alguns momentos ele se aborrece para valer, não se intimida com qualquer forma de cerceamento ou ameaça, não reconhece qualquer forma de autoridade ou posição superior a sua. Com a mesma rapidez com que se zanga, esquece o ocorrido negativo como se nunca tivesse acontecido nada. As coisas que antes não o interessava mais lhe causam agora prazer.
Sintomas (maníacos):
Sentimento de estar no topo do mundo com um alegria e bem estar inabaláveis, nem mesmo más notícias, tragédias ou acontecimentos horríveis directamente ligados ao paciente podem abalar o estado de humor.
Sentimento de grandeza, o indivíduo imagina que é especial ou possui habilidades especiais, é capaz de considerar-se um escolhido por Deus, uma celebridade, ou um “garanhão” com as mulheres; com o aprofundamento do quadro esta ideia torna-se uma convicção delirante.
Sente-se invencível, acham que nada poderá detê-las.
O senso de perigo fica comprometido, e envolve-se em actividade que apresentam tanto risco para integridade física como patrimonial.
O comportamento sexual fica excessivamente desinibido e mesmo promíscuo .
Os pensamentos correm de forma incontrolável para o próprio paciente, para quem olha de fora a grande confusão de ideias na verdade constitui-se na interrupção de temas antes de terem sido completados para iniciar outro que por sua vez também não é terminado e assim sucessivamente numa fuga de ideias.
A maneira de falar geralmente se dá em tom de voz elevado, cantar é um gesto frequente nesses pacientes.
Mesmo estando alegre, explosões de raiva podem acontecer, geralmente provocadas por algum motivo externo, mas da mesma forma como aparece se desfaz.

Vou tentar que ele procure ajuda médica, senão a família terá mesmo de o internar compulsivamente...

Sem comentários: