julho 19, 2006


Já que fui solicitado para escrevinhar qualquer coisa, vou falar dos grandes problemas que tenho tido com a língua. Não, não tenho aftas na língua, refiro-me à língua = idioma (estão a ver como é fácil confundir as coisas?). Deviam ser inventadas, urgentemente, palavras novas que substituíssem aquelas que têm uma multiplicidade de significados. “Língua” é, como já se viu, uma dessas palavras polissémicas que já me causou problemas. A Natasha, que é uma bela portuguesa filha de pais ucranianos, deu-me uma estalada daquelas que nos fazem ver estrelas quando, depois de um beijo, tive um período de reflexão e lhe disse: “Sabes, adoro a língua da tua mãe!”. Referia-me ao idioma que a mãe da Natasha fala, que é russo ou ucraniano, ou lá o que é. Mas a Natasha não percebeu e vai logo de estalada. Nunca mais me quis ver.

Mas também, quem me mandou ser parvo? Já uns anos antes me tinha envolvido com uma exótica portuguesa, cujo pai era japonês e a mãe francesa. E já com ela tinha caído no mesmo erro. Ou melhor, caí num erro ainda maior porque prefiro a sonoridade da língua japonesa à da língua francesa. Então, quando lhe disse “Gosto do exotismo da língua do teu pai”, a resposta que obtive em troca foi “paneleiro!”. Na altura não percebi e respondi inocentemente: “Não, eu trabalho com ferro. Sou ferreiro”. Parece que não ficou muito convencida, sobretudo porque, ao dizer-lhe a verdade, me esqueci que, quando a conheci, lhe tinha dito que era estudante universitário. Mais uma mulher lindíssima que foi à vida.

Ainda houve uma outra beleza que me deixou por causa da língua, mas essa foi mesmo por causa das aftas. De modo que a minha vida sentimental/sexual tem estado sempre dependente da língua. Peço, pois, aos senhores doutores que tratam dessas coisas que inventem palavras novas e agradeço ao Finúrias a fineza de me ter deixado divulgar aqui este apelo. É que gosto mesmo muito tanto de línguas como de línguas, e por causa de umas a coisa tem corrido mal com as outras.

Desatentamente me subscrevo: Mac Adriano.

Sem comentários: