outubro 28, 2007

Hoje é Dia Mundial da Terceira Idade


Eles dão conta do que gostariam de ver acontecer nas suas vidas :

"O meu maior sonho era ter uma casinha com um quintal para plantar salsa e coentros"
Joaquim Dias Diogo, 72 anos
"A primeira coisa que fazia era aumentar as pensões. E depois dava muito carinho, muito amor... Porque os idosos são como as crianças: precisam que olhem para eles com amor"
José Barros, 84 anos
"A única coisa de que preciso é de tempo: queria que o dia tivesse 48 horas para fazer tudo o que me pedem. Para já continuo a trabalhar, a dar conferências e a viajar. Só não consigo ver muito bem o número das portas do Terminal 2 do Aeroporto da Portela, porque os puseram em contraluz. Mas isso não é da idade: ninguém consegue"
Daniel Serrão, 80 anos
"Um 25 de Abril para o povo. E ter médico quando preciso"
Francisco Palminha Franco, 80 anos
"Vou morrer com o desgosto de não ter ido para a escola. Mas o que eu gostava mesmo era de ter um emprego. Continuo a trabalhar muito, mas já ninguém me dá emprego"
Alzira Gonçalves Ferreira, 79 anos
"Há muitos velhos que estão abandonados. Devia haver quem os visitasse em casa uma ou duas vezes por semana, quem os levasse a passear ou a beber um chazinho no café"
Maria do Rosário Fernandes, 79 anos
"Tenho em preparação um livro que resume todos os meus desejos e que se chama O Meu Único Infinito É a Curiosidade. O meu único desejo é continuar curioso. Quando me perguntam a idade, eu respondo, e respondo sempre com verdade, que depende da hora do dia"
Miguel Veiga, 71 anos
"Ser feliz"
Elvira Josefa Mendonça, 73 anos
"Ter divertimentos, para sairmos de manhã e só voltarmos para casa à tardinha. Não temos distracção nenhuma"
Maria Alice Firmino, 84 anos
"Uma pessoa que me fizesse companhia, porque eu sou sozinha dia e noite"
Idalina Miranda, 86 anos
"Ter menos idade. Só queria ter uns 70..."
Emília Cardoso, 87 anos
"Gostava que me arranjassem a rua, que está indecente. Até aqueles que andam bem têm medo de cair, quanto mais eu"
Dinah Baptista, 92 anos
"Alguém que fizesse as compras ou pudesse ajudar os mais velhos a fazer as compras. Gratuitamente ou mesmo pagando. Isso era fantástico, porque os sacos são uma coisa muito pesada"
Maria da Conceição Moita, 70 anos
"Não queria morrer sem ir à Madeira"
Maria Adelaide Carvalho, 72 anos
"À Madeira já fui. Agora era aos Açores..."
Maria Beatriz Tavares, 80 anos
"Que cuidassem mais das pessoas de idade. A atravessar a rua, numas escadas, a entrar num transporte - ninguém ajuda, ninguém dá uma mãozinha"
Leonor Serafim, 79 anos
"Devia haver uma preocupação de todas as pessoas em ajudar os mais velhos a ter uma vida mais digna"
Lucinda Carvalho, 86 anos
"Uma pessoa que me desse apoio em casa. Sou viúvo há 17 anos. Já viu o que é não ter ninguém que diga assim: deixa lá ver se esta alma está morta... ou se precisa de uma camisa lavada ?"
Abílio Augusto Moiço, 86 anos
"Nada"
Finurias (Pai) , 70 anos

Sem comentários: