dezembro 29, 2007

Leituras

"as mulheres só são belas porque têm parecenças com os homens, como os homens são a imagem de deus. não é heresia, pensa bem, se se parecessem mais com cabras do que com homens nem natureza para nós teriam. precisam de nos parecer sem alcançar igualdade, que para isso estamos cá nós. e depois, beleza assim até aumentada, o que lhes tirou deus em préstimo de espírito deu-lhes em curvas e cor, servem perfeitamente para nos multiplicar e muito agradar. mas isso da inteligência é como te disse, cuidado com o que sabem porque acham mais do que sabem. pois a mim bastar-me-ia mulher burra, até calada, pouco fazedora ou aviada, que servisse só para noites de companhia e algum conforto de olhares quando queremos tanto ter cúmplices delicadas em nossa felicidades e tristezas, respondeu o dagoberto."

"estás apaixonada por ele, ermesinda. não, baltazar, só te amo a ti, disse rápida, sem espera. e porque sofres tanto, perguntei. porque me deixou de conversas dom afonso, para que me mantenhas o corpo. mais que me estragues nem viver poderei, e assim tão medonha me tenho que nem reconheço minha antiga vantagem. a minha ermesinda já tinha pé torto virado para dentro, braço que não baixava com mão apontada para céu, outro braço flácido e sem mão a partir de pulso, mais olho esquerdo nenhum, só direito. era como estava..."

valter hugo mãe, o remorso de baltazar serapião, pág: 121, 134
(Um soberbo livro onde o autor numa escrita inovadora, retrata o passado medieval numa linguagem rude do povo, chamando a atenção para a violência doméstica contra as mulheres.)

3 comentários:

Fausta Paixão disse...

"as mulheres só são belas porque têm parecenças com os homens"

vou ver se me lembro desta para ver se começo a compreender os homens!

Toze disse...

Uuuuuuuuuiiii !

ahahahahahahah

Mónica disse...

pronto a fausta já disse tudo..