fevereiro 03, 2009

Silêncio

Muitos me disseram que o silêncio carrega todas as incertezas do Mundo. Outros disseram que vive a paredes meias com a solidão. Houve quem dissesse que o silêncio era um monstro com forma humana (este mais tarde viria a ser internado) . Outros não têm certeza daquilo que o silêncio é feito, mas afirmam que por trás de todas as palavras ditas e escritas, se pode encontrar o silêncio. Ou que o silêncio é feito de poemas inacabados. Que é feito de todas as coisas vivas. A estrangeira na esplanada preferiu dizer-me ao ouvido: “Silence is a precious token”, sorriu e voltou a sentar-se. Outros ainda, dizem que é feito de pedaços de Alma. Um velho disse-me que o silêncio era feito das esmolas que lhe deixavam. Um poeta disse que o silêncio se pode encontrar no centro da espuma das águas (mais tarde morreu afogado) . Outros ainda, disseram que é feito de monólogos. Feito de diálogos imaginados. Um fadista não me respondeu, apenas apontou para o que estava ao seu lado, então percebi que o silêncio também era feito das notas de uma guitarra. Beethoven terminou a sua nona sinfonia com o silêncio, mas isto ninguém sabe, só eu sei. Muitos mandaram-me calar. Houve quem me tivesse chamado de louco. Uma velhinha mandou-me ir trabalhar, e um até me mandou à merda. Um dia afirmaram-me de olhos em riste e voz zangada, que o silêncio era todo eu. Respondi prontamente que; eu era nada, logo sendo nada não podia ser o silêncio, porque o silêncio é tudo, tudo! Viraram-me as costas, e foram-se embora. Fez-se um grande silêncio, diferente de todos os outros a que estou habituado, e então percebi, que o silêncio é feito de tudo aquilo que quisermos. Agora sei que o meu silêncio é feito de páginas viradas.

Sem comentários: